Projetos de participação social
Projeto Construindo Campeões
Criado em 2019, o projeto Construindo Campeões oferece aulas de karatê, judô, wrestling, taekwondo e jiu-jitsu para crianças e adolescentes de 33 municípios do Estado. O projeto surgiu em Goiânia, com aulas no Jardim Guanabara, e em 2020 foi expandido para quatro cidades da região do Entorno do Distrito Federal: Luziânia, Novo Gama, Águas Lindas de Goiás e Valparaíso de Goiás. Em seguida, diversas outras localidades goianas receberam o projeto.
Além das aulas, o Governo de Goiás disponibiliza kimonos e luvas para o uso durante a prática esportiva, oportunizando aos jovens a experiência de treinar e competir com equipamentos de alta qualidade, equiparado ao que são utilizados pelos atletas de alta performance.
Em 2021 aconteceu um novo processo de expansão do projeto com novos núcleos, como em Edeia, Indiara, Jaraguá e Uruaçu, com capacidade de atendimento de 200 alunos em cada cidade. A expectativa da Secretaria de Esporte e Lazer é estender a ação para mais de 40 municípios até o início de 2022. Cerca de 9 mil alunos estão matriculados no projeto atualmente.
O público-alvo de atendimento do Construindo Campeões são crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino e adultos de baixa renda, oferecendo uma opção de prática esportiva, os tirando da ociosidade, além de passar valores fundamentais para a formação do ser humano, como disciplina, companheirismo, ética e convivência social.
Pró-Atleta
O programa Pró-Atleta tem como objetivo auxiliar atletas de rendimento em Goiás em busca de grandes resultados nas principais competições das mais diversas modalidades. Para isso, o projeto apoia 600 esportistas de oito a 35 anos, divididos em três categorias: estudantil, estadual e nacional, ou seja, desde o atleta em formação até aqueles que já representam nosso Estado internacionalmente. Ao todo são 600 bolsas, sendo que 10% destas são reservadas para o paradesporto. Os recursos são provenientes do fundo Protege.
Saiba mais sobre o Pró-Atleta: Lei 14.308/2002