Delegação goiana conquista primeiro lugar geral no Campeonato Brasileiro de Karatê

A delegação goiana, com mais de 500 atletas, conquistou no fim de semana a primeira colocação geral no Campeonato Brasileiro de Karatê, que foi disputado no Ginásio Newton de Faria, em Anápolis. A competição, que contou com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), teve a participação de quase 2 mil atletas. 

Ao todo, os karatecas do nosso Estado subiram ao pódio 490 vezes, com 128 medalhas de ouro, 131 de prata e 231 de bronze. Os resultados desbancaram as delegações do Pará, Mato Grosso, Distrito Federal e Rio Grande do Norte, que vieram logo atrás e fecharam o ranking dos cinco primeiros.

O Campeonato Brasileiro, que contou com 78 categorias, das mais diversas faixas etárias, também teve uma participação maciça do Construindo Campeões, projeto do Governo de Goiás que oferece aulas de artes marciais em mais de 60 municípios goianos, com foco em crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino. Ao todo, mais de 300 atletas do projeto estiveram na competição.

Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues esteve na cerimônia de abertura e exaltou a participação goiana. “As artes marciais em Goiás vivem um momento de explosão, com atletas surgindo e a realização de competições de grande porte como esta. Resultados esportivos e estrutura são pontos muito importantes, mas o principal é o envolvimento do ser humano no processo. Enxergar pessoas, acima da ótica do atleta. Essa é a visão do governador Ronaldo Caiado, que procuramos replicar nas nossas ações da secretaria”, destacou o titular da pasta.

Superintendente de Paradesporto e Fomento Esportivo da Seel, Mário Kanashiro ressaltou a importância de sediar uma competição deste porte. “Goiás vem se tornando uma referência do karatê no Brasil. Ano passado sediamos o Campeonato Brasileiro da JKA (Japan Karate Association), no Ginásio Rio Vermelho, e agora o campeonato da CNKB (Confederação Nacional de Karatê do Brasil). Estamos trazendo atletas do mais alto nível de 18 estados brasileiros para cá. Isso potencializa e eleva nosso nível”, afirmou o superintendente.

Presidente da CNKB e coordenador do Construindo Campeões na Região do Entorno do Distrito Federal, o sensei Marcelo Lima enfatizou a presença dos atletas do projeto do Governo de Goiás. “O Construindo Campeões foi uma semente plantada lá no início de 2019, e que já está rendendo muitos frutos. Tem um papel social muito importante, a gente vê a transformação das crianças e adolescentes que entram no projeto. É muito gratificante ver esses jovens participando de uma competição deste nível”, exaltou.

Um dos destaques goianos da competição foi Paulo Henrique Valadão. O goiano de 12 anos conquistou três medalhas de ouro, nas disputas de kumite individual e em equipe, e no kata individual. Bolsista do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento do Governo de Goiás, o karateca exaltou suas conquistas no Campeonato Brasileiro. “Foi uma experiência muito boa. Serviu de preparação para o Campeonato Pan-Americano da JKA, que eu vou disputar em novembro, no Chile. Com o que eu fiz aqui, acho que tenho condições de buscar uma medalha para o nosso país”, afirmou.

Para Paulo Henrique, o apoio do Pró-Atleta é fundamental para o prosseguimento da sua carreira. “Atualmente treino quatro vezes por semana, e isso só é possível com o apoio do programa, que me ajuda a custear equipamentos esportivos, academia, além de custos com viagens e competições”, finalizou.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.