Às vésperas de etapa da Stock Car e aniversário do Autódromo, Ronaldo Caiado recebe homenagem

O governador Ronaldo Caiado recebeu homenagem da organização da Stock Car, pela primeira etapa da categoria em 2020, que será realizada em solo goiano neste domingo (26), e por conta do aniversário de 46 anos do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, que será comemorado na próxima terça-feira (28).

Outro homenageado do dia foi Leonino Di Ramos Caiado, primo de Ronaldo e governador de Goiás à época da construção do autódromo, em 1974. Por precauções de saúde, o ex-governador não compareceu à cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (24), no Salão Gercina Borges Teixeira, Palácio das Esmeraldas.

Ronaldo Caiado enfatizou o fato de Goiás receber a primeira etapa da maior categoria do automobilismo nacional, mesmo que sem público, em decorrência da pandemia de Covid-19. “O estado de Goiás tem dado um passo à frente em tudo, e será assim mais uma vez com a retomada da Stock Car aqui em Goiânia. Mas temos de tratar a situação com todos os cuidados, com base científica. Eu tenho fé de que no ano que vem a gente terá vencido essa batalha, e que teremos uma lotação máxima no autódromo, com milhares de goianos assistindo a prova”, ressaltou o governador.

Para que a prova, que inicialmente estava marcada para o dia 29 de março, fosse confirmada em Goiânia, foi elaborado um rígido protocolo de segurança sanitária, que inclui a testagem de todos os participantes envolvidos no evento e medidas de distanciamento social. “O controle sanitário é extremamente rígido, e não vai ser transigido em nenhum milímetro. São regras duras com o objetivo de respeitar a vida e não deixar que um evento tão admirado e respeitado no Brasil inteiro seja um foco de transmissão”, afirmou o governador.

Após o adiamento da prova, em março, o Governo de Goiás aproveitou o tempo para fazer melhorias que já estavam programadas para o autódromo. A pintura de arquibancadas e fachadas foi completamente refeita, assim como a roçagem de toda a área externa e interna do circuito. Também foram realizadas reformas pontuais nos camarotes e salas de transmissão.

A intervenção mais profunda na praça esportiva foi a instalação de duas caixas de brita, nas curvas 0 e 1, ao fim das retas oposta e principal, trazendo maior segurança para os pilotos de automobilismo e motociclismo. “O governador Ronaldo Caiado está sempre nos apoiando, não só na estrutura, mas em ações de incentivo e fomento ao esporte. Para nós é uma alegria muito grande manter e recuperar uma praça esportiva tão importante e tradicional, construída há 46 anos, em uma iniciativa bastante ousada do ex-governador Leonino Di Ramos Caiado”, enalteceu o secretário de esporte e lazer, Rafael Rahif.

O secretário também aproveitou para falar sobre as medidas de segurança tomadas, em virtude da pandemia, como a não presença de público. “Pedimos a compreensão da população goiana, que é apaixonada por automobilismo, para entender a gravidade do momento em que estamos passando. Foi elaborado um protocolo sanitário de segurança, que vai ser cumprido à risca pela organização do evento. Só vai entrar no autódromo quem realmente for necessário para realização da prova, todos devidamente testados”, concluiu.

O presidente da Vicar, empresa que organiza a Stock Car, Carlos Col, agradeceu o empenho do Governo de Goiás em receber o início da temporada 2020 da categoria. “O automobilismo é uma roda que gera muitos empregos e renda por onde passa, e nos últimos meses essa roda ficou parada, por um motivo justificável, até que as autoridades pudessem tomar conta da situação. A retomada é muito importante para nós, e a coragem e o acolhimento do governador Ronaldo Caiado em viabilizar a primeira prova aqui em Goiânia, com responsabilidade e dentro dos protocolos, fez toda a diferença para fazer a roda girar novamente”, agradeceu o dirigente.

Também participaram da solenidade o Coronel Esmeraldino Lemos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, e Vanda Camacho, diretora geral da Copa Truck, que teve sua 2ª etapa de 2020 confirmada para Goiânia, no próximo dia 16 de agosto.