Com participação do governador Ronaldo Caiado, Campeonato Brasileiro de Karatê JKA chega ao último dia

O governador Ronaldo Caiado participou, neste domingo (21/11), de parte da programação do XXI Campeonato Brasileiro de Karatê JKA (Associação Japonesa de Karatê), realizado em Goiânia. Ao todo, estão na capital mais de 400 atletas inscritos na disputa, vindos de 15 unidades da federação diferentes. O evento começou no último dia 17 de novembro, com cursos e aulas práticas, mas a competição principal ocorre neste final de semana.

No Ginásio Rio Vermelho, Caiado falou sobre a presença estratégica do Estado em setores como o esporte e a educação como via de transformação social. “Nós vamos mudar a cultura do nosso povo, no sentido de ter amor e de acreditar no Estado”, sustentou, para logo depois emendar: “A única forma que se tem de nós combatermos a pobreza e tirar as famílias da condição de vulnerabilidade é se nós dermos a elas uma formação”. 

Segundo o governador, Goiás é um Estado de muitas vocações nas mais diversas áreas e, no esporte, não é diferente. “Somos um povo que gosta de esporte e, ao mesmo tempo, hospitaleiro e acolhedor”, disse. Durante sua participação no evento, Caiado ajudou a entregar medalhas aos competidores e deixou uma mensagem aos atletas. “Quero desejar a todos vocês muita sorte, garra, mas, ao mesmo tempo, regras, dentro do critério que vocês aprenderam na boa prática do karatê”.

Para o chefe do Executivo, “oferecer mais oportunidades aos jovens e manter uma conduta honesta na gestão pública somam para um futuro melhor para Goiás”. Ele continuou: “Não se transforma um Estado se nós não criarmos uma cultura de amor e de orgulho pelo Estado”, apontou. “Os jovens não acreditavam porque não viam também nos gestores anteriores respeito com o dinheiro público, não viam respeito com as ações para atingir aos nossos jovens e as nossas crianças”. 

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson de Paula, relatou o esforço da administração estadual em promover o esporte em Goiás, em especial as artes marciais. “Sabemos da importância para Goiás, como outras modalidades de esporte evidentemente, mas as artes marciais - implantadas no Estado desde 2019 - são de suma importância para a formação do caráter do ser humano”, ressaltou, ao frisar o projeto Construindo Campeões, que beneficia cerca de 2,6 mil crianças, com idade entre 8 e 18 anos em 30 municípios goianos. Até o final do ano, serão implantados mais núcleos da proposta, com a expectativa de chegar a mais de 40 cidades e cerca de 5 mil alunos atendidos. 

A titular da Secretaria de Estado de Educação, Fátima Gavioli, enalteceu a tradição nipônica em relação ao cuidado com o setor educacional e os reflexos desse empenho para a sociedade. “Se tem uma coisa que esse país tem que aprender com o Japão é educação”, avaliou ao listar disciplina, empenho e dedicação como virtudes do povo japonês. “Quando você ensina a criança a cuidar do que é público, você consegue fazer a criança cuidar daquilo que é dele”, reforçou ao citar que esse processo educativo já começou em Goiás com o projeto Estudantes de Atitude. “Traz a disciplina das escolas japonesas e, agora, as nossas crianças conseguem enxergar a escola como um espaço público que precisa ser zelado e cuidado”, explicou.

O presidente da JKA Brasil, Yoshizo Machida, sensei nipo-brasileiro, um dos nomes mais importantes da história do karatê mundial, agradeceu ao governador. “O Estado e o senhor governador muito ajudam. É a primeira vez que o governo apoia bastante”, declarou. O vice-presidente da JKA Brasil Roberto Tanaka também enalteceu a gestão do governo estadual na área esportiva. “Sabemos do belíssimo trabalho que o senhor vem fazendo no seu Estado, ao valorizar o esporte em um projeto maravilhoso como este. Isso impacta de forma muito positiva nestes cidadãos futuros”, disse.  

A receptividade e esforço do Governo de Goiás em apoiar a iniciativa também foram citados. "Passado esse período turbulento que todo mundo passou, é muito necessária a retomada das atividades”, afirmou Tanaka, ao lembrar o exemplo de Tóquio na realização das Olimpíadas 2020, que ocorrem neste ano. 

 

Campeonato

A programação do Campeonato Brasileiro de Karatê JKA começou na última quarta-feira (17/11), com aulas práticas para instrutores, árbitros e atletas, além de exames de faixa. Mas as competições ocorreram no sábado (20/11), com disputadas na categoria até 18 anos para aspirantes e especial. Neste domingo houve a disputa para a categoria de 19 a 20 anos, adultos e master, onde ainda ocorreu a cerimônia oficial do evento.

A atleta Manuela Spessatto, bicampeã mundial, bicampeã pan-americana, hexacampeã sul-americana e com 26 títulos brasileiros, agradeceu o trabalho do Governo de Goiás. “Estão de parabéns, muito obrigada pelo reconhecimento. Não é sempre que acontece isso, é a primeira vez que um governador vem para um evento de karatê. Isso é muito importante porque deixa claro a importância do esporte”, reforçou. 

A karateca gaúcha acredita na força do esporte para projetar um futuro com mais qualidade de vida para os brasileiros. “É por meio do esporte que a criança pode mudar e ser um cidadão melhor, não só pelas medalhas, que são segundo plano na verdade. A educação e o esporte têm que andar alinhados para ficar, cada vez melhor, o futuro do karatê e da nação”, assinalou.

Estiveram presentes ainda, no evento, o diretor da JKA Brasil Kenzo Machida; o juiz auxiliar do gabinete do ministro Nunes Marques do Supremo Tribunal Federal (STF), Marcos Vinicius; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esmeraldino Jacinto Lemos; o ex-senador Wilder Morais; o representante da JKA Goiás Mário Kanashiro; o superintendente da Secretaria de Esporte e Lazer, Antônio Pereira Carneiro; superintendente de Segurança e Infraestrutura Esportiva, Rudson Guerra; Rondon Caiado; atletas, árbitros e equipe técnica do campeonato. 

 

 

*Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás*

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.