Governo de Goiás implanta núcleo de equoterapia e prática paraequestre, em São Luís de Montes Belos

O Governo de Goiás lançou nesta quarta-feira (15) um núcleo de equoterapia e prática esportiva paraequestre, no município de São Luís de Montes Belos. O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e Senar Goiás (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que visa o atendimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais, além do desenvolvimento do paradesporto.

O projeto vai funcionar na Associação Filantrópica Montes Belos Solidária, e terá apoio de infraestrutura e material da Seel. Os profissionais que vão atuar no programa vão contar com capacitação técnica do Senar. O secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues esteve no lançamento do núcleo, representando a primeira-dama e presidente de honra da OVG (Organização das Voluntárias de Goiás), Gracinha Caiado, e falou sobre a importância social em atender pessoas com deficiência com atividades de paradesporto. “Temos que dar oportunidade a esse público. Muitos não querem sair de casa, se sentem impotentes. Mas podemos faze com que o paradesporto seja uma modelagem diferente para o ser humano, e até desenvolver essas pessoas para o alto rendimento”, destacou o titular da pasta.

Superintendente de Paradesporto e Fomento Esportivo, Roberta Wendorf falou sobre a escolha de São Luís de Montes Belos para este projeto piloto, que ainda vai se expandir para outros sete municípios goianos. “Quando conheci este centro da Afmbs, não tive dúvidas em implantar o projeto aqui, em parceria com o Senar. Aqui já há um trabalho de muito conhecimento da equoterapia, o que nos ajudou a selecionar o material que seria utilizado aqui. Nosso papel é fomentar o paradesporto, e o planejamento para 2022 é alavancar o paraequestre no Estado de Goiás, juntamente com o atendimento de equoterapia. Isso vai ser prioridade para nós”, afirmou.

Presidente do Senar Goiás, Dirceu Borges ressaltou a importância da parceria entre as duas instituições, para o desenvolvimento do projeto. “Através do diálogo e da vontade, esta parceria entre está se fortalecendo cada vez mais, beneficiando o trabalho de equoterapia e paradesporto, que vem ganhando espaço e se consolidando no nosso Estado” ressaltou.

Presidente da Afmbs, que já realiza o trabalho de equoterapia no município, Carlos Roberto de Araújo exaltou a parceria e o apoio do Governo de Goiás. “A parceria do Governo de Goiás com toda a certeza vai fazer o nosso projeto crescer, atendendo muito mais gente, com toda a excelência possível. Agora esse é o nosso desafio, de desenvolver cada vez mais esse projeto”, avaliou.

Também participaram da solenidade a primeira-dama e secretária de Assistência Social de São Luís de Montes Belos, Nadma Melo, o vice-prefeito Júnior da Receita, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Monteiro, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Danilo, presidente do Sindicato Rural, Olivar Prudente e a coordenadora do Centro Montebelense de Equoterapia, Cláudia Carolina Ferreira.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.